WikiWikiWeb

WikiWikiWeb é um sistema de publicação de páginas na Internet que para além de permitir a sua navegação e consulta permite também a sua edição online e colaborativa entre um conjunto de pessoas. O nome "wiki" baseia-se no termo Havaiano "wiki wiki", significando "rápido" ou "super rápido". O conceito básico de uma WikiWikiWeb (ou de um sistema "wiki") é o de possibilitar a edição de qualquer página de um site a qualquer pessoa. Pode parecer à primeira vista que um tal site se encontra destinado à anarquia. No entanto, a verdade é que este conceito originou a criação de um grande conjunto de comunidades nas quais a colaboração e a comunicação entre os seus membros adquiriu elevado níveís de riqueza e desempenho. É claro que é possível que alguém simplesmente destrua a informação colocada numa das páginas do site, mas a realidade é que tal situação raramente acontece. E é sempre possível voltar atrás e restaurar o conteúdo de uma determinada página já que quase todos os sistemas wiki, incluindo este, disponibilizam esse tipo de funcionalidade.

The point of the system is to simply make it as quick, easy and rewarding as possible to create or edit online content.

É através de um explorador da Internet (Web browser) que uma pessoa pode editar praticamente qualquer página do site usando regras relativamente simples de edição (ver PmWiki.text formatting rules). A criação de uma ligação (link) para uma página existente ou a ser criada é realizada através da escrita da palavra ou frase que constitui a ligação delimitada por [[chavetas rectas duplas]]. Este segmento de texto passa então a servir de referência ou título da página de destino. Neste processo, se a página de destino não existir, ela é simplesmente criada (devendo o seu autor prosseguir posteriormente com a sua edição). Em alguns sites, a criação de uma ligação também pode ser feita através da escrita de uma WikiWord--uma palavra que é a concatenação de duas ou mais palavras com maiúscula na primeira letra de cada palavra.

Não se preocupe que não precisa de conhecer em detalhe todas estas regras de formatação. As páginas podem ser reeditadas e consequentemente reformatadas por outras pessoas da comunidade. Veja, por exemplo, as alterações recentes que este site sofreu recentemente.

Para conhecer mais detalhes sobre a edição de páginas neste site, consulte basic editing. Pode depois experimentar e editar algumas páginas em WikiSandbox.

Se pretende aprofundar o conceito básico de uma WikiWikiWeb, consulte os seguintes sites:

Or, send email to Patrick Michaud at pmichaud [snail] pobox [period] com.