WikiWikiWeb

WikiWikiWeb é um sistema de edição aberta onde a ênfase está em se tornar autor e colaborar na manufatura de documentos mais do que simplesmente navegá-los ou vê-los. O nome "wiki" é baseado no termo Havaiano "wiki wiki", que significa "rápido" ou "super-rápido". O conceito básico de uma WikiWikiWeb (ou "wiki") é que (quase) todo mundo pode editar qualquer página. A princípio isso soa como receita para completa anarquia; a verdade é que sites usando este sistema tem, surpreendentemente, desenvolvido comunidades complexas e ricas de comunicação e colaboração online. Sim, é possível para alguém destruir uma página inteira, mas isso não acontece frequentemente. Muitos sistemas (incluindo este) tem mecanismos para trazer de volta o conteúdo que foi desorganizado ou destruido.

A função do sistema é de simplesmente fazer com que a criação ou edição do conteúdo de uma página seja o mais fácil, rápido e recompensador possível.

Usando qualquer web browser padrão, uma pessoa pode editar (quase) qualquer página no sistema usando regras de formatação de texto relativamente simples . Criar um link para uma nova página ou uma já existente, envolve simplesmente colocar a palavra ou frase que será seu link texto dentro de colchetes duplos [[colchetes duplos]] para referência e como título da página alvo. No processo de criar um link, você está criando também uma nova página, caso ela já não exista. Em alguns sites, um link pode também ser criado, colocando uma palavra Wiki (WikiWord)--Uma palvra constituida de duas ou mais palavras juntas, cada uma iniciada por maiúsculas. ex: "PalavraWiki"

Não é necessário aprender todas as regras de formatação; outras pessoas, freqüentemente irão consertar seu texto para você, pois qualquer pessoa pode editar (quase) todas as páginas! Você pode ver algumas das alterações recentes que outros fizeram neste site.

Para aprender mais sobre criar novas páginas neste saite Wiki, veja a página Edição Básica, e então tente editar algumas páginas em Sand Box (caixa de areia).

Caso queira aprender mais sobre o conceito WikiWikiWeb, tente algumas das páginas abaixo:

ou, envie um email para Patrick Michaud no seguinte endereço pmichaud [snail] pobox [period] com.


Essa é possivelmente a tradução do original em : PmWiki.WikiWikiWeb - Links de retorno
Essa tradução se encontra em : PmWikiPtBr.WikiWikiWeb - Links de retorno
Últimas modificações da tradução feitas em : 10 de setembro de 2011, às 16h00
Últimas modificações feitas no original em : 05 de dezembro de 2023, às 19h28