Estrutura de um Wiki

Autores possuem um lista de opções para escolher quando organizam uma coleção de WikiPage.

Essas opções usadas de maneira combinada, dão muita flexibilidade a um wiki. Um wiki efetivo irá usar todos essas opções para otimizar.

  • conteúdo
  • navegação

Estes são os dois aspectos mais importantes de um website.

WikiWord
O princípio organizador mais poderoso é a escolha do nome de uma página. Quando uma busca retorna uma lista de páginas, seus nomes precisam ser claros o suficiente para guiar o visitante para o lugar certo.
Prover uma rede de Links para outros lugares dentro do wiki, com ou sem WikiWord, é o primeiro meio para se navegar um wiki.
WikiPage
Uma página com texto (e imagens), Onde o texto pode conter por exemplo, um WikiWord que automaticamente vira um link para outra WikiPage.
Grupo
PmWiki requer que toda página seja parte de um grupo. Um grupo é como um wiki dentro de um wiki; este pode ter sua aparência mudada, controles de segurança e aparatos de navegação. Com a configuração padrão, os WikiWords são buscados somente dentro do grupo atual e você pode usar tanto OutroGrupo/MeuWikiWord ou OutroGrupo.MeuWikiWord para se referir à páginas em outros grupos (veja Links).
WikiTrails
Uma coleção de páginas, tanto no mesmo grupo ou em múltiplos grupos, podem ser designadas como um trail . Um visitante pode se mover página por página clicando nos links próximo e prévio.
Categories?
Páginas wiki individuais podem também ser agrupadas usando tags e links para uma página de categoria; Dizemos que qualquer página que possui link para qualquer outra, estão em uma categoria definida por aquela página. O PmWiki se usa do markup [[!categoria]] como um atalho para colocar esta página em uma categoria juntamente com todas as outras páginas que possuem o mesmo markup.
A deficiência das categorias são que elas não distinguem entre a declaração de uma categoria ([[!Estrutura]]) e o link para uma categoria ([[Categoria/Estrutura]]).
PageTextVariables?
Um novo e poderoso conceito, mais do que Category, páginas podem usar um ou mais PageTextVariables? para gravar atributos de página. E estes podem ser usados em PageLists?.
PageLists?
Page lists fornecem um meio poderoso de apresentar listas de páginas relevantes, ou seleções de dados de uma página. Listas são baseadas em templates e são altamente customizáveis.
IncludeOtherPages?
A capacidade de incluir partes de outras páginas, possibilitam um meio flexível de compartilhar conteúdo entre páginas.
Search
A possibilidade de buscar informações no wiki é um requisito fundamental de website. No PmWiki a busca é feita através de pagelist que é tanto poderoso como altamente customizável.



Essa é possivelmente a tradução do original em : PmWiki.WikiStructure - Links de retorno
Essa tradução se encontra em : PmWikiPtBr.WikiStructure - Links de retorno
Últimas modificações da tradução feitas em : 23 de dezembro de 2021, às 07h50
Últimas modificações feitas no original em : 08 de agosto de 2022, às 09h15